sábado, 29 de março de 2014

O que é tecnologia limpa?

Entenda como a tecnologia pode ajudar a promover o uso sustentável dos recursos naturais, um dos principais desafios dessa geração

Da administração pública aos consumidores, a necessidade de otimizar o uso e fornecimento de recursos escassos como água e energia é indiscutível. Nesse contexto, as tecnologias limpas tomam um importante papel na sociedade.
Tecnologia limpa pode ser definida como um conjunto de soluções que possibilitem novas formas de pensar e utilizar os recursos naturais, com o objetivo de reduzir a zero o desperdício. Entre os assuntos que fazem parte desta ideia estão os biocombustíveis, a diminuição da emissão de carbono e as fontes alternativas de energia, por exemplo.

Um dos principais conceitos da tecnologia limpa é a rede inteligente (“smartgrid”, em inglês), que prevê o uso da infraestrutura e da tecnologia da informação na criação de sistemas que promovam a eficiência na geração, distribuição e consumo dos recursos naturais.
Existem vários exemplos práticos para a utilização do conceito de smartgrid. No caso da energia elétrica, por exemplo, é possível otimizar a distribuição a partir da análise do consumo, prevendo picos de demanda e evitando sobrecarga do sistema. Do lado do consumo, a possibilidade está em passar à população informações precisas e em tempo real sobre o seu gasto energético, permitindo que economias sejam feitas antes mesmo da conta chegar.
Tecnologia limpa, portanto, não é nenhuma inovação tecnológica: é a capacidade de usar o que já foi desenvolvido para melhorar o que já temos, criando novas ferramentas para interpretar a infinidade de informações disponíveis na sociedade sobre produção e consumo dos recursos naturais.
A bola da vez
O desenvolvimento de soluções com tecnologias limpas está sendo considerada por muitos especialistas a grande inovação desta geração. Bilhões de dólares são investidos todos os anos por empresas do setor privado e público em pesquisas e iniciativas que buscam descobrir formas mais eficientes de administrar recursos que são escassos.
A IBM tem investido seu conhecimento em tecnologia para apresentar soluções que colaboram para a criação de um planeta mais sustentável, colaborando em mais de 60% dos grandes projetos de smartgrid pelo mundo. No entanto, como ressalta o especialista Drew Clark, é preciso haver um esforço conjunto para que mudanças efetivas sejam realizadas. Governo, empresas privadas e a população devem estar alinhados na criação de um ecossistema que promova a sustentabilidade (ouça a entrevista, em inglês ).
Muitos países pelo mundo já estão tomando atitudes nesse sentido. A Alemanha, por exemplo, é a líder mundial em produção de energia solar, produzindo mais de 30% do total mundial, como aponta o estudo realizado em 2012 pela BP, uma das principais empresas do setor energético. O Brasil está bem atrás nesta lista: o estado de São Paulo só inaugurou sua primeira usina de energia solar no fim do ano passado, localizada na cidade de Campinas e com capacidade para abastecer quase 600 casas.
em IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui sua opinião lembrando-se sempre do respeito e da civilidade com que devemos tratar a todos. Obrigado.