quinta-feira, 1 de maio de 2014

Ignore o Bolsonaro, se quiser. Mas respeite Dr. Ives Gandra Martins.

A maioria das pessoas acham o deputado Jair Bolsonaro um louco, o veem somente como um saudosista do regime militar, uma figura cômica por assim dizer (confesso que as ve
zes penso o mesmo). Quando falam dele só o taxam de homofóbico, racista, facista e outros adjetivos pejorativos, pois é a única coisa que os adversários do Bolsonaro conseguem fazer, não conseguem manter com ele um embate de ideias num nível elevado ou honesto, logo o que sobra é partir pra "baixaria". Esse tipo de discurso não é novo, muito menos honesto, lembro-me vagamente de ter estudado (mais ou menos) nos primeiros períodos do meu curso. Essa é uma tática surgida na Grécia Antiga, chamada de Sofismo ou Sofistica, e consiste em defender algo falso e confundir o contraditor.

Para Platão: os sofistas não se preocupam em absoluto em obter a solução certa, mas desejam unicamente que todos os ouvintes estejam de acordo com ele.

Os legisladores brasileiros, em especial os da esquerda, evoluíram tanto nessa espécie de discurso que se não tivermos o mínimo de conhecimento acerca do assunto tudo passa desapercebido, e no fim do debate estaremos aplaudindo fervorosamente os "sofísticos" ou mentirosos, como eu os chamo. Exemplos não faltam para desmascarar esse tipo de gente, no entanto de cabeça fica difícil lembrar tudo,mas farei uma pequena lista:

1 - Estatuto do desarmamento;
2 - Discurso da Jandira Feghalli atacando Rachel Sheherazade;
3 - Discurso de Lula na descoberta do mensalão x o atual discurso;
4 - Fernando Haddad falando do bolsa-crack;
5 - Jean Willys em defesa da maconha;
6 - Os vários embates na CNH, cheio de ativistas;
7 - E o "Esquenta" do último domingo.

Protágoras teria orgulho de ver seus meninos fazendo tanto sucesso no Congresso, e demais cargos eletivos desse nosso país.

Alguns dias atrás o vídeo em que o deputado Bolsonaro perde a paciência com uma jornalista ganhou grande repercussão na mídia nacional. No entanto o que foi ao ar foi só parte do vídeo, ou seja, a parte que interessa a imprensa, ou a outro alguém maior a quem a imprensa serve atualmente. Se alguém tiver curiosidade sobre o que o "deputado louco" fala no vídeo podem pesquisar o que ele fala ao longo do vídeo. Eu já o fiz, e apesar dessa loucura, ele não é mentiroso, aparentemente.


Reparem que o deputado criminoso por várias vezes seguidas convida a "vítima" para conhecer a biblioteca da Câmara dos Deputados. Em outro vídeo que não encontrei, a mesma repórter insiste algumas vezes na mesma pergunta, e o deputado a convida pra conhecer a biblioteca. Como não ficar destemperado ante a essa situação?!

E muito mais grave do que isso foi o que aconteceu no mesmo dia. Pela primeira vez desde 1988 foi negado um requerimento de um parlamentar para falar numa sessão solene. Como diria Luís Inácio: "Nunca na história deste país" tivemos um parlamentar censurado por sua opinião!

Mas vamos ao que interessa. Você tem todo o direito de achá-lo louco, mas há muito tempo ele é a única voz que se pronuncia de maneira enérgica contra tudo isso. A própria oposição é muito mansinha com a atual situação.

Você pode até continuar achando-o louco. Mas duvido que possa dizer a mesmas coisa do notável Dr. Ives Gandra Martins, notem que os dois falam a mesma coisa. Notem que ele também denuncia o mesmo plano totalitário que o deputado denuncia há muito tempo. Assistam:


Ps.: Dr. Ives Gandra Martins é uma das mais notáveis e respeitadas mentes jurídicas vivas na sociedade brasileira.

Um comentário:

Olá! Deixe aqui sua opinião lembrando-se sempre do respeito e da civilidade com que devemos tratar a todos. Obrigado.