quinta-feira, 8 de maio de 2014

Pílula anticoncepcional e outro hábitos podem causar câncer de colo do útero

O HPV (Papiloma vírus humano) possui mais de 200 tipos já identificados. De acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde, a incidência mundial anual da infecção pelo HPV e da displasia (alterações não carcinomatosas) de baixo e alto grau é de 300 milhões, 30 milhões e 10 milhões de casos respectivamente.  A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que 30 milhões de casos de verrugas genitais (condilomas) ocorrem a cada ano.


A maioria dos casos de infecção cervical pelo HPV não apresentam anormalidades citológicas detectáveis e muitas delas são auto-limitadas. 

A infecção pelo HPV é bastante comum, mas, na maioria do casos, ela não apresenta significância clínica.De todas as doenças relacionadas ao HPV, o câncer cervical( câncer do colo do útero) é a manifestação mais séria do vírus.

A infecção por HPV e outros fatores de risco podem agir em conjunto para elevar o risco de câncer de colo do útero ainda mais. Os outros fatores de risco para câncer de colo do útero incluem:
• Não fazer regularmente o teste de Papanicolau. O câncer de colo de útero é mais comum entre mulheres que não realizam o teste de Papanicolau regularmente.

• Fumo. Entre as mulheres infectadas com HPV, fumar eleva um pouco o risco de câncer de colo de útero.
• Sistema imunológico enfraquecido. Infecção por HIV (o vírus da AIDS) ou uso de drogas pode enfraquecer o sistema imunológico e elevar o risco de câncer de colo do útero.
• Histórico sexual. Mulheres que tiveram muitos parceiros sexuais têm risco maior de desenvolver câncer de colo do útero. A mulher que teve relação sexual com homem que teve muitas parceiras sexuais também têm risco maior de desenvolver câncer de colo do útero. Em ambos os casos, o risco de ter câncer cervical é maior porque a probabilidade de infecção por HPV também é mais elevada.
Métodos Contraceptivos
Fonte: internet/ divulgação
Usar pílula anticoncepcional por muito tempo. O uso prolongado de pílula anticoncepcional (5 anos ou mais) pode elevar levemente o risco de câncer de colo do útero em mulheres com infecção por HPV. Porém, o risco cai rapidamente quando a mulher para de usar a pílula anticoncepcional.
• Ter muitos filhos. Estudo sugerem que ter muitos filhos (5 ou mais) pode elevar levemente o risco de câncer de colo do útero em mulheres com infecção por HPV.


Ter infecção por HPV ou outros fatores de risco não significa que a mulher desenvolverá câncer de colo do útero. A maioria das mulheres com os fatores de risco nunca desenvolverá câncer de colo do útero pois não apresentam predisposição genética.


A infecção pelo HPV é normalmente transmitida pelo contato sexual, principalmente via intercurso sexual, muito embora ela possa  também decorrer de  contato sexual não-penetrativo. 

O maior risco comportamental associado à aquisição do vírus do HPV é o contato sexual, especificamente o número de novos  parceiros por  mês.   O intercurso sexual é importante na transmissão do HPV.  Outros tipos de contato genital (genital–genital, manual–genital, oral–genital),que podem ter início em idade mais precoce do que a própria relação penetrativa,  também pode levar à infecção pelo HPV.   Um estudo recente com 603 mulheres em idade universitária ( 19 anos de idade por ocasião da matrícula) mostrou, em dois anos,  uma taxa de incidência de HPV genital de 39% entre mulheres sexualmente ativas e 8 % entre mulheres virgens.   Infecções genitais pelo HPV em virgens são raras, mas podem resultar de contato não penetrativo.    O uso de preservativos pode reduzir o risco de infecção mas não é totalmente seguro.

Outras rotas não-sexuais da infecção pelo HPV incluem a transmissão vertical ( da mãe para o recém-nascido), muito embora esta possibilidade seja rara.  Uma conseqüência potencial da transmissão vertical do HPV é a papilomatose respiratória recorrente (RRP, na sigla em inglês) , crescimento epitelial benigno no trato respiratório. Na laringe, esses crescimentos pode ocasionar rouquidão e obstrução das vias aéreas, o que é potencialmente fatal. Esta complicação  surge mais frequentemente em crianças de até 5 anos de idade.
A transmissão do HPV pode ocorrer via contato com objetos como:  roupas íntimas, luvas cirúrgicas e fórceps para biópsia. Esta rota de transmissão  é uma hipótese ainda não devidamente documentada e é considerada rara.

O exame de papanicolaou (preventivo, de lâmina) é o método mais eficaz, prático e barato para diagnostico do câncer de colo do útero. É um exame de rastreamento fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também realizado por instituições particulares ( laboratórios, clínicas e etc). 


Realizar o exame anualmente é a maior prova de amor próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui sua opinião lembrando-se sempre do respeito e da civilidade com que devemos tratar a todos. Obrigado.