quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Vavá morreu, mas Lagoa do Ouro ressuscitou?

Nem sei de onde veio tanta gente. Na manhã daquele fatídico dia 11, domingo passado, seguindo pela estrada que leva a Bom Conselho (PE 214 - que um dia, com fé, será de fato uma rodovia decente) em direção a Arapiraca/AL, cruzei com uma leva de 'motoqueiros boiadeiros' que vinham para Lagoa do Ouro para a festa em homenagem a Vavá Machado e Marcolino.
Do que aconteceu na festa, só soube no dia seguinte. Amores e ódios foram declarados todos num final de semana. Os homenageados saíram ilesos. Enaltecidos. A festa era para eles. As divergências decorrentes não. 

E assim foi... A repercussão foi grande... Ao que se disse, fazia tempo, se é que houve algum, que Lagoa do Ouro não via tanta gente. Milhares de pessoas se fraternizando com a poesia aboiada pelo disse-me-disse geral, a respeito da não participação no evento da Prefeitura local, especialmente de seu Prefeito, ao que se sabe predileto dos finados aclamados, enquanto que outros tantos municípios mandaram oficialmente seus representantes e seu povo. E assim foi... Ninguém entendeu o que aconteceu, sei somente que anoiteceu e só ficou rastro de cavalo. A coisa toda piorou pois se falou de uma obrigação imposta pela Prefeitura aos organizadores da festa que teriam que recolher todo excremento equino, restado no solo festeiro. Pelo sim e pelo não, eis algumas observações:

- TAC (O que é?)

Foi firmado no dia 05 deste mês um Termo de Ajustamento de Conduta entre os organizadores do evento, os senhores  JURANDIR TELES DE CARVALHO e SEBASTIÃO MOURA LEITE, o Vereador MARQUINHOS, representando a Associação Comunitária e Cultural São Cristóvão, a POLÍCIA MILITAR, o CONSELHO TUTELAR (3 estavam lá), o proprietário do parque Inácia Lúcio, JOSÉ REMI LÚCIO DE OLIVEIRA e a Secretária de Saúde do Município, NILVA MARIA MENDES DE SÁ, na presença da Srª Promotora de Justiça, ELISA CADORE FOLETTO, conforme publicado nas pág. 09 e 10 do Diário Oficial do Estado, no dia seguinte (peça cópia pelo email: portal.lo@hotmail.com). Assim, cada um sabia das suas obrigações. 

- PARTICIPAÇÃO DA PREFEITURA

Limitou-se ao que estabeleceu o TAC:

"CLÁUSULA QUINTA: DAS OBRIGAÇÕES DA SECRETARIA DA SAÚDE
I - Garantir a presença de uma ambulância e pessoal qualificado para prestar os primeiros socorros e a remoção de eventuais acidentados para o hospital municipal;
II – Fiscalizar através da Vigilância Sanitária as barraquinhas e vendedores ambulantes quanto a higiene e condições dos alimentos e produtos comercializados, adotando as medidas cabíveis em caso de constatação de irregularidades;"

- OBRIGAÇÕES DOS ORGANIZADORES

Foram as mesmas que todos os organizadores de festas possuem, com um ou outro detalhe específico: 
- Encerramento às 22h00, respeitando o direito ao sossego dos moradores;
- Orientar vendedores de bebidas a não utilizar vasilhames de vidro e vender até as 22h00;
- Providenciar limpeza dos banheiros existentes no Parque;
- Dar estrutura para o Conselho Tutelar trabalhar; 
- Providenciar alvará dos Bombeiros e outros que fossem necessários;
- Comunicar a Prefeitura, a PM e a Polícia Civil sobre a realização do evento;
- Respeitar o trajeto previsto no programa;
 
- UMA POLÊMICA: O LIXO

Ficou acertado que os organizadores deveriam também providenciar o seguinte: 
"VIII – Providenciar, logo após o término das festas, a total limpeza do local do evento, impedindo o acúmulo de lixo e sujeira, principalmente nas ruas da cidade, caso não realizado pelo município; " (Cláusula Segunda)
E eis a questão - limpar o local do evento, óbvio, é de interesse do próprio dono. O problema está em 'impedir o acúmulo de lixo e sujeira, principalmente nas ruas da cidade, caso não realizado pelo município'. O Ministério Público, como que numa premonição, anteviu que a Prefeitura não cumpriria com sua obrigação de recolher o lixo da cidade, o que ocorre normalmente segunda, terça, quinta e sexta de cada semana. A preocupação era com o bem estar e saúde da população. 

Para que a cidade não ficasse suja, apesar de não ter como ninguém conseguir controlar o lixo que as pessoas jogam nas ruas durante um evento de tal porte, os organizadores solidariamente assumiram a tarefa de providenciar que o lixo e a sujeira 'não acumulasse nas ruas', o que foi feito. No final da festa (conta muita gente que esteve lá), as pessoas foram convocadas a ajudar na limpeza para que o bom exemplo fosse dado. Daí a providenciar a limpeza completa de todas as ruas é outra coisa! Até porque, curiosamente, outro evento foi organizado de última hora, no mesmo dia, na entrada da cidade, por onde passaram tanto as pessoas que homenagearam Vavá quanto as que foram para este segundo evento (desse até agora não consegui encontrar TAC!).

- A REAÇÃO

Devido às muitas críticas recebidas, a Administração Pública Municipal veiculou hoje durante a feira um Comunicado Oficial do Prefeito (mal feito pra danar, cheio de erros de acentuação e pouco esclarecedor), lido em carro de som, no qual afirmava não ter criado empecilhos à realização do evento em homenagem a Vavá Machado e Marcolino e dizendo que foi prestada 'toda assistência possível aos realizadores',  argumentando que foi feito o TAC deixando toda 'produção da festa' sob responsabilidade dos que a fizeram.

Evidentemente que o poder público não pode 'produzir' festa de particulares, mas sim cumprir com suas obrigações para a livre, democrática e legal realização de qualquer evento e patrocinar, quando possível. O fato é que, se foi dada 'toda assistência possível', ainda assim foi pouca, porque no dia seguinte a Prefeitura procurou os envolvidos no evento para notificá-los a respeito do lixo da festa. 

Ora, não é obrigação do poder público providenciar a limpeza de locais públicos diariamente? Não recolhem toda segunda feira o lixo da cidade? Porque não fizeram no dia seguinte à festa? Curiosamente, também escalaram os garis no sábado à tarde para fazer uma geral perto do local do evento. Foi pra tirar foto e comparar com o dia seguinte? E como separar o restante do lixo e esterco que ficou da festa em homenagem a Vavá do lixo  e esterco produzido pelos que estiveram na outra festa, que também teve a presença de animais, o que é comum nesse tipo de evento? 

E ainda me lembro agora que tem uns jumentinhos supersimpáticos soltos pela rua, com os quais cruzo vez ou outra, que são especialistas em abrir nós cegos de sacolas plásticas, e vivem sujando as ruas... nunca soube de terem sido multados nem seus donos notificados.
Pobres animais! Pobres homens!

E ainda ouvimos rumores sobre 'convites' e 'avisos' feitos para que um ou outro não fosse para a festa. Às vezes apenas comentários... muitos comentários... feito por quem não tinha interesse que a festa acontecesse. Comentários que, à luz do Código Penal, soariam como enquadradas no Artigo 138 ou no Artigo 139(clique). Além daqueles que, comenta-se, foram feitos a funcionários municipais, contratados ou não, que sentiram o ribombar do Assédio Moral(clique).

De qualquer modo é bom saber que ao menos daqui por diante todos os que fizerem festa na cidade terão que providenciar o recolhimento de todo o lixo porque no dia seguinte os garis, parece, estarão de licença (talvez por terem ido dormir tarde na noite anterior, afinal, poderão estar nas festas também). 

Todos ficamos felizes em saber que após a Cavalgada da Serra do Pedro que acontece todos os anos, não restarão sacolas plásticas e latas de cachaça e cerveja espalhadas numa serra que há muito já deveria ser tratada como Patrimônio Ambiental do município. E por falar em Cavalgada, está vindo outra ai... para alegria das mulheres e delírio dos garis!

E ainda bem que 'toda assistência' foi dada...

Não conheci os homenageados em vida. Deles só ouço falar. Mas sei o suficiente para concluir que eles precisavam de um pouco mais de respeito!
 
Ficam as Fotos e os Fatos. Além desta (não breve) reflexão. Em respeito a todas as pessoas - incondicionalmente - e também ao direito que elas têm.

Em tempo: Segundo entusiastas, a festa contou com a participação de cerca de 7.000 pessoas. Não foram cobrados ingressos, foi permitido comércio livre para quem quisesse garantir alguma grana, não houve qualquer confusão, briga, ou desordem. Foi patrocinada por um Deputado Federal, um Deputado Estadual e por ao menos 9 Prefeituras Municipais (Brejão, Terezinha, Bom Conselho, Palmeirina, Quipapá, Correntes, Capoeiras, Caetés e Quebrangulo/AL), além de grandes Comerciantes e Pecuaristas da cidade e da região. 
 
Final de expediente. Retorno de Arapiraca e chego na cidade às 22h30. Vi uma leva de gente indo embora. Não resisti... fui dormi.

Ás 23h40 deste duro dia.





Será só imaginação?
Será que nada vai acontecer?
Será que é tudo isso em vão?
Será que vamos conseguir vencer?

8 comentários:

  1. Belo comentário. Estou vendo ressurgir uma nova sociedade em Lagoa do Ouro. Parece que os Deuses da democracia voltaram-se para esses lados. Pensei que Lagoa do Ouro não era Brasil, porque aqui imperava uma espécie de regime de exceção. Graças a homens de bens e pessoas de coragem essa onda está acabando. Democracia é o grito da liberdade, de não dar satisfação do que você faz, legalmente conforme a legislação vigente,andar na festa e ter amizade com quem você queira, votar em quem você quiser e cobrar dele o que prometeu. Vamos lá Lagoa do Ouro vocês só têm a ganhar com a nova Democracia no município.

    ResponderExcluir
  2. Impressionante sua mudança de opinião
    Douglas, estou sem palavras, mas....... fazer o que né....

    SEM ESTAR NO PODER, ELES JÁ DESRESPEITAM O POVO DE LAGOA DO OURO COMO PALAVRAS DE BAIXO NÍVEL, IMAGINA NO PODER. DEUS É JUSTO. ACEITEM A DECISÃO DA MAIORIA, ISSO SIM É DEMOCRACIA. DEUS ABENÇOE A TODOS.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Amigo(a)
    Publiquei o seu comentário, apesar de ser anônimo, por acreditar na liberdade de expressão e de opinião quando salvaguardas as regras da dignidade e do respeito. E assim sempre será com todos. Afinal até mesmo pessoas que possuem opiniões contrárias podem ser bons amigos.
    Só esclareço que minhas opiniões sempre foram pautadas pela justiça e pelo apreço a verdade, ainda que o que se diga incomode a mim mesmo. Sendo assim, se me deparo com a verdade, sendo justo, me moldo a ela e não pretendo que ela se molde a mim.
    Fraternamente.

    Douglas Lemos

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Douglas Lemos você é diferente porque sabe distinguir o que é certo e o que é errado. Você tem conhecimento de causa e não permite ser manipulado. Paranbéns cara sucesso

    ResponderExcluir
  5. REFLEXÃO
    Os 10 Pecados Capitais Do Gestor Público
    1º Pecado - O gestor público não programa as suas ações de forma planejada, mas sim as concebe no dia-a-dia, conforme a urgência de cada situação.
    2º Pecado - O gestor público não dá importância ao orçamento público, concebendo-o como entrave burocrático à sua administração.
    3º Pecado - O gestor público não gosta de descentralizar decisões, pois entende que isto significa perda de poder.
    4º Pecado - O gestor público não investe em capacitação e nem tampouco busca as melhores referências profissionais. O seu foco é político e não técnico
    5º Pecado - O gestor público tem receio de ser transparente, pois teme ser questionado sobre as suas ações.
    6º Pecado - O gestor público não tem o hábito de socializar informações e de utilizá-las em sua estratégia de ação.
    7º Pecado - O gestor público fica tentando inventar a roda, quando poderia aperfeiçoar e adequar para a sua realidade situações já existentes.
    8º Pecado - O gestor público ainda não acredita que será punido se cometer erros ou prejuízos à sociedade.
    9º Pecado - O gestor público administra a coisa pública como se fosse uma administração doméstica e baseada em contabilidade de botequim.
    10º Pecado - O gestor público não se preocupa em ser responsável do ponto de vista legal, mas sim em ser eficiente do ponto de vista político.

    ResponderExcluir
  6. PARABENS DOUGLAS POR SUA INICIATIVA, PRECISAMOS DE PESSOAS QUE TENHA UMA VISÃO TRANSPARENTE E SAIBA DEFENIR O CERTO DO ERRADO, POIS QUEM TEM RESPONSABILIDADE EM EXECUTAR AÇÕES PARA BENEFICIAR SEUS MUNICIPES É O GESTOR E NÃO OS ELEITORES, OS ELEITORES TEM O PAPEL DE FISCALIZAR E DENUNCIAR QUANDO ESTIVER ERRADO E É ISSO QUE ALGUNS CIDADÃOS E CIDADÃS INDIGNADOS COM A SITUAÇÃO DE DESCASO QUE ENCONTRA-SE O MUNICIPIO ESTÃO FAZENDO. PARABENS A TODOS E TODAS!

    ResponderExcluir
  7. Alguém Postou isso lá em "O PIQUENIQUE DAS TARTARUGAS"
    Copiei e trouxe para cá.

    "Anônimo - 16 de agosto de 2013 22:49

    Reflexão para o gestor de Lagoa do Ouro.

    O Poder Executivo municipal é exercido pelo prefeito, que é o responsável pela administração do município. Isso inclui a realização de obras, a prestação de serviços públicos, tais como saúde, educação, abastecimento de água, limpeza das ruas.

    Ele também é responsável pela execução de ações que beneficiem a comunidade, como programas de apoio ao agricultor, e pela fiscalização do cumprimento das leis aprovadas pelos vereadores. O prefeito deve prestar contas de seu trabalho à Câmara de Vereadores e aos cidadãos. O prefeito e o vice-prefeito são eleitos simultaneamente para um mandato de quatro anos.

    O bom prefeito é aquele que está a serviço do município, conhece as necessidades de cada comunidade e resolve seus problemas. Não só administra com dedicação e seriedade, mas também presta contas de seu trabalho. Ele ajuda a criar as condições para que a comunidade se desenvolva. A melhor prova do trabalho de um bom prefeito são as melhorias que ele produz no município."

    ResponderExcluir
  8. O elefante acorrentado

    Você já observou um elefante no circo? Durante o espetáculo, o enorme animal faz demonstrações de força descomunais.

    Mas, antes de entrar em cena, o elefante permanece preso, quieto, contido somente por uma corrente que aprisionava uma de suas patas a uma pequena estaca cravada no solo.

    Sem dúvida a estaca é um pequeno pedaço de madeira. E, ainda que a corrente fosse grossa parece óbvio que esse animal, capaz de arrancar uma árvore com sua própria força, poderia, com facilidade, arrancá-la do solo e fugir.

    Que mistério. Por que não foge?
    Perguntei então a um adestrador, sobre o mistério do elefante.

    Ele explicou que o elefante não escapa porque está amestrado. Fiz então a pergunta óbvia.

    Se está amestrado, por que o prendem? Não houve resposta.

    Há alguns anos descobriram que, por sorte minha, alguém havia sido bastante sábio para encontrar a resposta: 'o elefante do circo não escapa porque foi preso à estaca ainda muito pequeno'.

    Fechei os olhos e imaginei o pequeno recém-nascido logo preso.

    Naquele momento, o elefantinho puxou, forçou, tentando se soltar. E apesar de todo o esforço, não pode sair. A estaca era certamente muito pesada para ele.

    E o elefantinho, tentava e nada. Até que um dia, cansado, aceitou o seu destino. Então, aquele elefante enorme não se solta porque acredita que não pode.

    Jamais, jamais voltou a colocar em prova sua força, e isso muitas vezes acontece com a gente!

    Vivemos crendo em um montão de coisas que "não podemos, que não vamos conseguir", por mais que tentemos, simplesmente porque, quando éramos crianças e inexperientes, algo não deu certo ou ouvimos tantos "nãos", que isso ficou gravado na nossa memória com tanta
    força, que perdemos a criatividade e aceitamos o: "sempre foi assim".

    De vez em quando sentimos as correntes e confirmamos o estigma: "Não posso, Nunca poderei é muito grande pra mim". A única maneira é tentar de novo e não ter medo de enfrentar as barreiras, colocar muita coragem no coração e não ter medo de arrebentar as correntes.

    autor desconhecido

    ResponderExcluir

Olá! Deixe aqui sua opinião lembrando-se sempre do respeito e da civilidade com que devemos tratar a todos. Obrigado.