sábado, 17 de agosto de 2013

Série Reflexões: O que é Fé?

" A fé é a certeza de coisas que se esperam;
a convicção de fatos que se não veem". Hb11:1

Refletindo mais cuidadosamente sobre estas palavras e procurando no dicionário o significado delas, encontrei que: 'CERTEZA' = qualidade de certo, conhecimento exato, coisa certa; e CONVICÇÃO' = certeza adquirida, persuasão íntima, certeza.
 
Observa-se, então, que a CERTEZA remete primeiramente ao CERTO, aquilo que depois de observadas as informações fundamentais, os fatos e as circunstâncias constata-se que 'é'.
Ex: tenho certeza de que uma figura geométrica de quatro lados iguais é um quadrado porque sei que um quadrado é uma figura geométrica que tem quatro lados absolutamente iguais. Por consequência, tenho convicção disso.
 
A CONVICÇÃO opera ou acontece no foro íntimo; é uma persuasão íntima. Devido ao conhecimento adquirido a pessoa passa a estar convicta de que algo seja certo, verdadeiro. Sequencialmente entende-se como certeza. Então, se eu tenho ou possuo certeza de algo, logo estou convicto.
 
Certeza é uma posse; é possuída, apropriada. Tem-se certeza. É algo que não está apenas na dimensão do espiritual, abstrata, mas pode ser juntada, contada, colhida.
Convicção é decorrente do conhecimento adquirido, colhido, juntado, somado. Amontoam-se conhecimentos, certezas. Estar-se convicto, convencido de algo. A convicção acontece no intelecto e faz parte do espírito.
 
"Se eu tenho/possuo CERTEZA, estou/sou CONVICTO de algo."
 
Fé = Certeza (conhecimento acumulado) + Convicção (impressão no espírito).
 
As coisas que vemos, ouvimos, sentimos e refletimos produzem entendimentos em nossa mente. A experimentação de emoções produz certos conhecimentos emocionais.
 
Por fim, certeza e convicção se entrelaçam não sendo possível separá-las, nem se achar o ponto exato em que se dividem. Todos os homens têm certezas. Sem elas é impossível a vida e a convivência social. Essas certezas são geradas pelo conhecimento acumulado no dia-a-dia ao longo de toda vida.
 
Grande angústia tem aquele que se depara com certos conhecimentos e verdades que, subitamente, removem todas as certezas anteriores que possuía. Assim é com aqueles que passam a vida inteira professando uma fé supostamente baseada nos ensinos bíblicos e quando tal pessoa realmente passa a estudar e refletir as palavras sagradas, descobre que muito  do que sempre acreditou não passa de falsas impressões decorrentes dos costumes populares cotidianos, tradições, conhecimentos meramente empíricos (que são aqueles baseados na experiência cotidiana acumulada) impregnados da cultura contemporânea, distante, portanto, do universo em que viviam as pessoas que produziram o texto bíblico e das que a receberam primeiro.
 
Biblicamente, a VERDADE não pode ser alcançada sem o auxílio da revelação e manifestação divinas, pois o homem, em sua constituição fisiológica e intelectual, afetadas pelo pecado, não pode alcançar por esforço próprio a VERDADE. Por isso 'cremos', estamos sempre certos e convictos de algo, e nossa 'ciência' é limitada. A mais alta revelação bíblica sobre o que é a VERDADE nos informa tacitamente que ela é uma pessoa - o CRISTO.
 
Toda verdade teológica não decorrente de revelação é humana, finita, tangível e por fim vã. Aquilo que é divino habita na eternidade, em glória inalcançável e é absoluto.
 
A nossa certeza (decorrente de suas palavras reveladas) e a nossa convicção (estabelecida em nosso espírito) é que: o mesmo SENHOR que no túmulo não encontrou lugar, pois não poderia a morte deter a VIDA; este SENHOR, primogênito dos mortos para a eternidade, há de tornar para dar àqueles que, como Ele, padecem todos os dias pela fé na Sua vinda, a glória de se tornarem 'incorruptíveis' e 'plenos'.
 
Nossa firme esperança nos diz que, assim como um conjunto de coisas invisíveis (aos nossos olhos) fazem-nos contemplar as que nos aparecem, assim também nem o tempo, nem as aflições, nem as angústias, nem as tribulações, nem o medo ou mesmo a dor poderão desfazer a convicção que temos de que Ele virá. Não tardará, virá.
Remido o tempo; postos os sinais das estações; preparado o coração à espera do fim. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui sua opinião lembrando-se sempre do respeito e da civilidade com que devemos tratar a todos. Obrigado.