segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Como estudar para o ENEM.


Segundo o portal do MEC o  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado desde 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes ao fim da escolaridade básica e como forma de ingressar cidadãos nas universidades espalhadas por todo Brasil.Pensando no estudante lagoa-ourense colocamos algumas dicas de como se preparar para o  teste e chegar ao tão sonhado curso superior na esperança de ingressar no mercado de trabalho. As provas este ano ocorrerão nos dias 26 e 27 de outubro. Então se você ainda não estudou, não se desespere, é hora de correr contra o tempo. Siga as dicas e corra pro abraço ou melhor, para os livros...

Pratique leitura
Se você não tem o hábito de ler achará a prova cansativa e faltará paciência. Então comece hoje mesmo a ler! Seja uma história em quadrinhos, uma página de um livro ou revista... Procure desenvolver esse hábito e vá a assuntos que você aprecie. Será mais fácil a adaptação e o gosto pela leitura.

Faça simulados
Pensando no Enem, alguns cursinhos preparam anualmente provas nos mesmos moldes do exame: 180 questões mais redação, divididas em dois dias de prova, com 4 horas e meia de duração no primeiro dia e cinco horas e meia no segundo (dia da redação). 
Você não precisa está inserido em cursinho para colocar esta dica em prática. Você  pode imprimir as provas dos anos anteriores através de sites que disponibilizam  ou procurar em bancas de revistas ou livrarias, livros ou revistas que contenham somente questões do Enem. E na sua própria casa ou lugar de sua preferência  simular como será no dia.
Isso fará  com que você adquira resistência para aguentar as longas horas de prova e te ajudará a  controlar seu horário para não se desesperar e levar o susto de  acabar o tempo e  não ter terminado as questões ou passado as respostas para o  gabarito.

Resolva questões de provas anteriores

Isso fará com  você ter noção de como o Enem cobra os assuntos das matérias exigidas.
Segundo coordenador geral do Etapa, Edmilson Motta  "A preferência por alguns temas, como química ambiental, geometria e predominância da interpretação de textos na prova de português é sempre a mesma", destacando que o perfil das habilidades que o Enem pretende avaliar se mantêm ao longo dos anos. 

Desenvolva a capacidade de interpretar diferentes informações.
O Enem tem o objetivo de avaliar e abordar todo o conteúdo do ensino médio. Mesmo assim, a interpretação de textos, dados e figuras ainda é muito importante para a resolução da prova. "O aluno que presta o Enem tem que saber interpretar bem textos, gráficos, imagens, tabelas, tirinhas, etc. Essa deve ser a primeira preocupação. Para isso tem de treinar bastante, ler muito e fazer provas desse tipo", explica a professora Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora geral do Objetivo.

Horário de estudo
É importante que você adquira um horário de estudo deste o começo do ano. Como o Enem ocorrerá daqui a dois meses e se você ainda não estudou o ideal é você procurar nas bancas de revistas ou livrarias, revistas ou livros que contém os assuntos que mais caem no Enem de forma resumida,mas com o essencial para acertar as questões. 
Quantas horas você passará estudando certamente vai depender do seu tempo disponível, quanto mais será melhor. O ideal mesmo é que seja diariamente.



Fonte: Passagens em itálico educarparacrescer.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui sua opinião lembrando-se sempre do respeito e da civilidade com que devemos tratar a todos. Obrigado.