quinta-feira, 3 de abril de 2014

Golfinho encalha em arrecifes de Boa Viagem

Profissionais do Projeto Peixe Boi, de Itamaracá, irão avaliar se o mamífero será solto ou recolhido para tratamento

Banhistas encontraram um golfinho encalhado na manhã desta quarta-feira (2) na Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O animal estava se debatendo nos arrecifes, depois de ser espetado por um anzol na parte superior na boca. Bombeiros do Posto 10 conseguiram capturá-lo e retirar o artefato. Profissionais do Projeto Peixe Boi, de Itamaracá, irão avaliar se o mamífero será solto ou recolhido para tratamento.

De acordo com o ambientalista Adriano Artoni, o golfinho tinha 1,96 metro e cerca de 80 quilos. Ele seguia um trajeto de Piedade para Boa Viagem e acabou se engalhando em uma armadilha para tubarões. Com a dor do anzol perfurando o nariz, o animal se debateu até fraturar a parte superior da boca. Apesar disso, o animal está bem.
Artoni acredita que o mamífero veio parar em Boa Viagem por causa de um movimento natural dos animais dessa espécie. "Geralmente, botos, toninhas e golfinhos fazem o percurso de Serrambi até Itamaracá, para se alimentar com sardinhas e outros peixes. Certamente, ele desviou o percurso e acabou preso", explicou o ambientalista.
Os bombeiros salva-vidas que ficam na praia fizeram o atendimento ao animal, retirando o anzol que o afligia. Nesta tarde, a veterinária Gláucia Pereira, do Projeto Peixe-Boi, irá avaliar o estado da fratura na boca do golfinho, para dizer se ele precisará de cuidados médicos ou se poderá ser liberado.
em Jc online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui sua opinião lembrando-se sempre do respeito e da civilidade com que devemos tratar a todos. Obrigado.