terça-feira, 3 de setembro de 2013

"O Mundo, Cultura e Natureza em Lagoa do Ouro" - Lançamento

Lucerna vista de uma das
torres da Museggmauerar
Lucerna é considerada “síntese da Suíça” e cidade da cultura. Sua localização privilegiada às margens do Lago Lucerna com ruas estreitas e floridas e a abundância de prédios históricos fazem de Lucerna um lugar distinto e atraente, principalmente pela organização e limpeza. A atmosfera às margens do lago e as montanhas Rigi, Pilatus e Stanserhorn, tornam Lucerna o destino preferido de muitos grupos de turismo porque lá há tudo que se encontra na geografia, cultura e arquitetura suíça.

Bairro nos arredores de  Lucerna
Foi desta longínqua cidade de cerca de 78 mil habitantes que no ano de 2008 saiu Silvan Kälin, jovem que viria cumprir um dever de cidadão naquele país, na pequena Lagoa do Ouro, trazendo consigo um projeto que daria novas perspectivas de mundo e de vida a adolescentes e crianças do município.

Através da ONG Nordesta, Silvan Kälin chegou ao Brasil quase sem conhecer o idioma português. Estaria dispensado do serviço militar obrigatório em seu país se prestasse serviço civil em algum lugar do mundo. Trouxe na mala suas ideias, esperanças e a missão de sensibilizar a população sobre a importância da Reserva Ambiental da Pedra Talhada, existente dentro dos limites geográficos do município. Ao chegar por aqui se deu conta de que estava em outro mundo.
Nas palavras do próprio Suilvan, quando do nosso primeiro encontro no final do ano passado, Lagoa do Ouro "parecia uma cidade tirada dos livros de história". Naquela ocasião me contou ter ficado impressionado com um sistema de transporte peculiar desta região - os carros-de-boi. Não imaginou que aquilo pudesse ainda existir no mundo e o fascínio pela vida rural no agreste deste Estado não demorou a aparecer.

Veio passar seis meses, conta, mas acabou passando nove. Viu que poderia mexer com o imaginário das pessoas ao pintar em suas casas figuras da fauna e da flora brasileiras. Reuniu um grupo de jovens em um ateliê montado pela ONG, passou a ensinar a técnica simples de sobreposição de tintas através de recortes feitos em papel stencil, servindo de molde para os desenhos. Ainda hoje o trabalho pictórico pode ser visto em vários lugares da cidade.

Ao término de seu trabalho em 2009, teve a ideia de transformar a obra coletiva de pintura em um livro que contasse em imagens a união entre a visão de mundo, a identidade cultural e o meio ambiente deste município. Hoje comemora a conclusão de seu projeto após cinco anos de vai e vens burocráticos para financiamento da obra e muito trabalho coletivo, e anuncia o lançamento do livro "O Mundo, Cultura e Natureza em Lagoa do Ouro", onde revela a mistura urbano-rural das paisagens da cidade.

O foto-álbum, como gosta de frisar, é uma verdadeira obra de arte que, distante do modelo tradicional de produção industrial, buscou ser original a partir da capa - 40 modelos diferentes, todos feitos à mão, reproduzindo as figuras pintadas nas paredes das casas em toda a cidade. 

O lançamento oficial da obra será amanhã - dia 04/09, das 08h00 às 13h00, na Praça da Conceição, centro de Lagoa do Ouro, onde estará acontecendo a feira semanal da cidade. Cada livro será vendido pelo preço simbólico de R$ 5,00.

Silvan Kälin resalta que sua obra é fruto de um trabalho coletivo, que teve participação especial de jovens deste município, dos quais cita Michael Jackson, Fabrício, Francklin, Rogério, Jaime e Adams Raphael; Jackson, jovem do município de Quebrangulo/AL e da sua esposa (brasileira) Patrícia Gonzaga e amigos do Recife, que trabalharam na confecção e edição. O livro foi patrocinado pelo FUNCULTURA e publicado pela Editora Aplicação.
Michael Jackson e Silvan Kälin

Silvan Kälin afirma ainda que cópias serão enviadas à sua terra natal - Lucerna, para serem expostas em bibliotecas e escolas. Assim, espera ele, seu povo poderá conhecer (e imaginar) a vida neste canto do nordeste do Brasil. Site oficial: veja aqui.


3 comentários:

  1. ta muito bom, tou curtindo essas publicação..
    parebéns

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho.Gostaria de saber o vaolr do frete.

    ResponderExcluir
  3. Olá Teresinha, por favor, informa um email para mantermos contato. Abraço.

    ResponderExcluir

Olá! Deixe aqui sua opinião lembrando-se sempre do respeito e da civilidade com que devemos tratar a todos. Obrigado.