domingo, 6 de outubro de 2013

Exercitar a mente ajuda a evitar depressão, diz especialista


O cérebro está ligado a todo o corpo e, por isso, o estilo de vida que a pessoa leva ao longo da vida influencia a maneira como esse órgão chegará à terceira idade.

Manter a mente ativa evita quadros de depressão, principalmente na terceira idade. “A nossa capacidade de integrar conhecimentos está relacionada à atividade constante da rede neural, que é mais capaz e ativa quando exercitada”, explica Antonio De Salles, neurocirurgião do HCor.


Ausência de atividade


A falta de ocupações, principalmente que estimulem o cérebro, favorecem a depressão, que tem avançado e já atinge cerca de 5% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).


Segundo o especialista, atividades prazerosas como pintura, artesanato e viagens, além de estimular a mente despertam a alegria de viver nas pessoas. “Os hobbies beneficiam o humor e ajudam a preservar as conexões entre os neurônios (células do cérebro). Estas, com o envelhecimento, tendem a hipotrofiar ou desaparecerem”, afirma Alessandra Gorgulho, neurocirurgiã do HCor.
Atividades que estimulam a mente

Exercitar o cérebro significa buscar mais conhecimento e novos usos das funções estabelecidas. De Salles lista algumas atividades simples que ajudam a estimular a mente:
Aprendizado de uma nova língua


Prática de um novo tipo de exercício físico, como a dança
Usar caminhos diferentes para ir ao trabalho ou voltar para casa
Leitura de qualquer tipo
Jogos em geral, como xadrez


fonte:itodas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui sua opinião lembrando-se sempre do respeito e da civilidade com que devemos tratar a todos. Obrigado.