quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Senhor Bispo, rogai por nós!

Hoje é dia de festa e celebração Católica em Lagoa do Ouro.

Dom Fernando Guimarães
Ás 19h00 de hoje, quinta-feira, no Portal da cidade, a comunidade católica em Lagoa do Ouro estará reunida para receber a visita de Dom Fernando Guimarães, Bispo da Diocese de Garanhuns. Segundo informações do Pe. Dorgival Nicássio, pároco desta cidade, a visita do Pastor Diocesano se dá em virtude de que em breve ele estará se encontrando com o Papa em uma visita oficial que ocorre a cada cinco anos, no Vaticano. Por isso, antes desse encontro, o Bispo visita as paróquias e comunidades católicas, buscando estar em contato com seu povo para poder melhor representá-lo em Roma, conhecendo suas dificuldades e sua fé.

É também uma oportunidade que o Bispo tem de observar o trabalho do Padre local e estar em contato com os problemas e demandas da paróquia e do povo.

Nesse quesito, Dom Fernando Guimarães terá muitas boas notícias.
Desde sua chegada a cidade em 01 de fevereiro deste ano, o Padre Dorgival Nicássio tem mobilizado o povo de sua paróquia, que já percebeu muitas mudanças. 

A mais visível a toda população, sem dúvidas, é a reforma física que realizou na Igreja Matriz, que há poucos dias foi pintada e teve sua decoração interior modificada.

Pe. Dorgival Nicássio
Ao falar com o Padre agora há pouco tratei do assunto. Perguntei em quanto tempo foi feita a reforma e ele respondeu inequivocamente: "foram dois meses e tudo foi feito com dinheiro dos fiéis, em arrecadações e campanhas que fizemos. O povo pagou a reforma." 
Ele parecia antever a pergunta seguinte: Houve algum auxilio de governo? - Não! - foi a resposta. 

Nesse ponto tenho a acrescentar. O que se comenta na cidade é que desde de sua chegada o Padre Dorgival Nicássio mudou a forma com que a paróquia é administrada. Mesmo pessoas que não frequentam as missas ou possuem outra religião comentam sobre sua gestão administrativa transparente e que ele tem feito isso através de prestações de contas que faz publicamente, regularmente. Assim, com o dinheiro dos próprios fiéis, patrocinou a reforma da Igreja e da Casa Paroquial, e tem um projeto de construção de uma Capela no Sítio Frexeiras em execução.

Em tempos em que a vida secular é abarrotada de notícias desanimadoras, o Padre tem levado ânimo ao povo católico através dos movimentos de fé que tem feito na cidade. Mais missas e encontros têm sido realizados, não somente na cidade, como também nos sítios do município. Nesse ponto, em nossa conversa, fiz questão de frisar que, sendo eu evangélico, reconhecia e parabenizava seu esforço em alimentar a esperança do povo por dias melhores e  por sua administração transparente e desvinculada do poder público. As contas da Igreja são pagas pela própria Igreja e isso é separação entre Estado e religião.

Em tempos difíceis como o que vivemos não é difícil se vê o contrário. Infelizmente muitos governantes no Brasil e no mundo todo se aproximam das religiões para buscarem novos espaços de reconhecimento e poder, e abrigo na boa imagem que possuem aqueles que buscam à Deus. Fazem até questão de promover a fé, desde que tenham sua tutela e guarda, e buscam dos sacerdotes religiosos 'uma benção' para seu domínio. 

O Bispo receberá hoje as chaves da cidade. Na doutrina cristã católica, tal simbologia remete à crença de que Cristo um dia deu as chaves do Céu a Pedro, seu discípulo e apóstolo. E sendo os bispos os sucessores dos apóstolos, entregar as chaves da cidade a eles representaria entregar a vida, a administração, as expectativas e o domínio da cidade nas mãos dos representantes de Deus, para que a graça divina conduza seu povo. 

Teologicamente, protestantes e católicos discordariam da sucessão ou não de Pedro ou dos Apóstolos pelos bispos. Mas isso não convém tratar neste espaço. É tema de religião. O que nos importa aqui é compreendermos que se essa é a vontade do povo católico da cidade, precisamos fazer algumas considerações.

O Bispo encontrará em Lagoa do Ouro um povo que vive de fato pela fé - e providência de Deus. Aqui não há muito espaço para crescimento econômico e faltam as coisas mais básicas. Falta educação de qualidade, tratamento de saúde de qualidade, administração eficaz, espaços de lazer, iluminação pública, tratamento sanitário, empregos, transparência de gestão, liberdade de expressão, ausência de governo e o pior - quem tenha coragem de cobrar tudo isso. Só não falta boa vontade e solidariedade do povo.

O Bispo encontrará católicos que esperam por dias melhores, estão cheios de vontade de crescer na vida, de poder dar às suas famílias condições dignas. Pais e mães que querem que seus filhos tenham maiores chances de serem pessoas de sucesso, com oportunidades de trabalho e tendo suas vidas conduzidas por Deus e seus próprios esforços, sem que precisem adular quem quer seja para poder ter um espaço e oportunidade. Pessoas que não pedem muito do amanhã. Querem apenas o que todo ser humano precisa ter.

E é por isso que Lagoa do Ouro lhe deseja Boas-Vindas e diz: 
A quem quer que seja, Senhor Bispo, rogai por nós!

Segundo a programação divulgada, a visita será de quatro dias. Durante esse período Dom Fernandes Guimarães e o Pe. Dorgival visitarão  diversos órgãos públicos, sítios e povoados do município. A visita se encerra com a missa que ocorrerá no domingo próximo, às 09h00, na igreja matriz da cidade.


Local de início da visita - onde o Bispo receberá as chaves da cidade.
Programação da visita - entre os dias 21 e 24

Igreja Matriz - após reforma.

Interior da igreja após reforma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui sua opinião lembrando-se sempre do respeito e da civilidade com que devemos tratar a todos. Obrigado.